Introdução

As gerações mais novas do iPhone, iPod nano e iPod touch vêm com baterias que são soldadas diretamente na placa lógica. Isso torna a tarefa de substituição de uma bateria muito mais difícil do que em outros modelos iPod e iPhone, os quais usam conectores para fixar a bateria à placa lógica. Este guia ilustra os vários níveis de dificuldade de soldagem e ensina a técnica de soldagem de três tipos de contatos comumente encontrados em dispositivos eletrônicos:

Passo 1: nível iniciante — Componentes para montagem thru-hole de menor tamanho, como capacitores cilíndricos;

Passo 7: nível intermediário — Componentes para montagem thru-hole de menor tamanho, como conectores de bateria e resistores; e

Passo 11: nível avançado — Componentes de montagem superficial de menor tamanho.

Para começar, vamos soldar um componente grande montado em um circuito impresso por meio de ilhas de solda thru-hole.
  • Para começar, vamos soldar um componente grande montado em um circuito impresso por meio de ilhas de solda thru-hole.

  • Um capacitor (condensador) já foi removido das duas ilhas de solda. Cada ilha foi aquecida enquanto o capacitor foi retirado da placa.

  • Observe como os orifícios da solda estão completamente cobertos com solda. Abrir esses orifícios -- de forma que o cabo do capacitor possa ser pressionado através deles -- pode facilitar bastante esta instalação.

This is for "Introduction" but didn't see how to comment there.

Says "newer generations" have soldered batteries but there's no reference as to when this was written so that's not very meaningful. Request clarification.

Joe - Responder

Para abrir o furo obstruído por solda, aqueça a ilha de solda com a ponta de um ferro de soldar. Empurre a solda fundida pelo outro lado com um grampo ou uma agulha de costura. No nosso caso, decidimos usar um pick de ângulo reto. Como a solda de ligação não adere a aço, pode-se usar praticamente qualquer objeto fino de aço.
  • Para abrir o furo obstruído por solda, aqueça a ilha de solda com a ponta de um ferro de soldar. Empurre a solda fundida pelo outro lado com um grampo ou uma agulha de costura.

  • No nosso caso, decidimos usar um pick de ângulo reto. Como a solda de ligação não adere a aço, pode-se usar praticamente qualquer objeto fino de aço.

  • Para se empurrar a ferramenta por entre todo o furo, pode ser necessário aquecer a ilha diversas vezes. Como regra geral, aqueça a solda apenas o bastante para fazê-la derreter e, então, remova a ponta do soldador da ilha. Calor excessivo pode danificar os componentes eletrônicos.

Adicionar comentário

Quando a ferramenta tiver atravessado completamente o furo, aumente o diâmetro do furo aquecendo a face superior da ilha de solda enquanto abre caminho no furo com a ferramenta. Ambos os furos de solda devem agora estar desobstruídos o bastante para se introduzir os terminais desencapados de seu componente.
  • Quando a ferramenta tiver atravessado completamente o furo, aumente o diâmetro do furo aquecendo a face superior da ilha de solda enquanto abre caminho no furo com a ferramenta.

  • Ambos os furos de solda devem agora estar desobstruídos o bastante para se introduzir os terminais desencapados de seu componente.

Adicionar comentário

Prepare o seu componente para a soldagem removendo qualquer excesso de solda dos contatos. Os contatos devem estar limpos o bastante para caber pelos furos das ilhas de solda.
  • Prepare o seu componente para a soldagem removendo qualquer excesso de solda dos contatos. Os contatos devem estar limpos o bastante para caber pelos furos das ilhas de solda.

  • Mova a ponta do ferro de solda ao longo de cada contato para retirar a solda do componente. Limpe a ponta do ferro de soldar entre os movimentos passando-a em uma esponja umedecida.

  • Calor excessivo pode danificar os componentes, portanto não aplique o ferro de soldar por muito tempo no componente.

Adicionar comentário

Introduza os contatos passando-os pelos furos feitos na ilha de solda.
  • Introduza os contatos passando-os pelos furos feitos na ilha de solda.

  • Para facilitar a soldagem, dobre levemente a ponta saliente dos contatos nos furos, de forma que eles fiquem fixos na posição.

Adicionar comentário

Free Shipping on all orders US$79,00 and up.

Visite Nossa Loja
MANTA DRIVER KIT
112 bit driver kit $59.99
MANTA DRIVER KIT
112 bit driver kit $59.99
Para soldar cada conexão: Posicione a ponta do ferro de soldar na ilha de solda. Derreta apenas uma quantidade de solda o bastante sobre a ilha de solda para fazer o terminal de contato do capacitor ficar fixo firmemente na posição.
  • Para soldar cada conexão:

    • Posicione a ponta do ferro de soldar na ilha de solda.

    • Derreta apenas uma quantidade de solda o bastante sobre a ilha de solda para fazer o terminal de contato do capacitor ficar fixo firmemente na posição.

    • Remova ambas, a solda e a ponta do ferro de solda, da conexão assim que houver derretido solda o suficiente sobre a ilha.

Adicionar comentário

Agora iremos abordar uma técnica de soldagem de dificuldade moderada.  Neste caso, iremos soldar terminais muitos finos e delicados em uma placa de circuito com pequenas ilhas de solda.
  • Agora iremos abordar uma técnica de soldagem de dificuldade moderada. Neste caso, iremos soldar terminais muitos finos e delicados em uma placa de circuito com pequenas ilhas de solda.

  • Componentes eletrônicos de pequena dimensão, incluindo cabos, não são capazes de dissipar calor tão rapidamente quanto componentes maiores. Isso os torna muito suscetíveis a sobreaquecimento. Certifique-se de aquecer a conexão somente o tempo necessário para derreter a solda.

  • Os terminais foram removidos das ilhas de solda por meio do aquecimento da junção na face superior do circuito, enquanto se puxa para fora os terminais com uma pinça.

Adicionar comentário

É comum para a solda encobrir alguns dos furos no meio das ilhas de solda do circuito. Abrir estes furos facilita bastante o trabalho de soldagem. Desobstrua os furos que passam por entre as ilhas de solda pressionando com um grampo aberto contra a obstrução enquanto aquece a mesma ilha pelo outro lado da placa.
  • É comum para a solda encobrir alguns dos furos no meio das ilhas de solda do circuito. Abrir estes furos facilita bastante o trabalho de soldagem.

  • Desobstrua os furos que passam por entre as ilhas de solda pressionando com um grampo aberto contra a obstrução enquanto aquece a mesma ilha pelo outro lado da placa.

  • Uma ferramenta "terceira mão" (ou um amigo) pode ser de grande ajuda neste procedimento.

Adicionar comentário

Após desobstruir todos esses furos, insira as extremidades desencapadas dos cabos com uma pinça. Para fixar em posição os cabos, pode ser de ajuda primeiramente dobrar os cabos da bateria a fim de que adquiram seu formato final e, então, inserir as extremidades desencapadas nos furos.
  • Após desobstruir todos esses furos, insira as extremidades desencapadas dos cabos com uma pinça.

  • Para fixar em posição os cabos, pode ser de ajuda primeiramente dobrar os cabos da bateria a fim de que adquiram seu formato final e, então, inserir as extremidades desencapadas nos furos.

Adicionar comentário

Para soldar cada conexão:
  • Para soldar cada conexão:

    • Posicione a ponta do ferro de soldar contra a ilha de solda.

    • Derreta apenas a quantidade de solda suficiente sobre a ilha de solda para fazer os terminais de contato permanecerem firmes na posição.

    • Remova ambas, a solda e a ponta do ferro de soldar, da conexão assim que suficiente solda tenha se derretido na ilha.

Adicionar comentário

Na última seção, terminais de bateria serão soldadas em ilhas de solda em tecnologia de montagem superficial. Este tipo de junções são mais difíceis de soldar porque o terminal não possui um ponto de ancoragem sólido (como no thru-hole) para fixá-lo durante a soldagem.
  • Na última seção, terminais de bateria serão soldadas em ilhas de solda em tecnologia de montagem superficial. Este tipo de junções são mais difíceis de soldar porque o terminal não possui um ponto de ancoragem sólido (como no thru-hole) para fixá-lo durante a soldagem.

  • Para dessoldar a junção, posicione uma malha de dessoldar sobre a o ponto de soldadura existente e pressione sobre a malha com um ferro de soldar.

  • Uma vez que a solda derreta e flua para a malha, remova a malha da junção.

  • Repita o mesmo procedimento nos terminais restantes.

  • Se uma seção da malha de dessoldar estiver saturada com solda, ela deve ser aparada e eliminada.

Adicionar comentário

Recomendamos que você limpe as ilhas de solda de tecnologia de montagem superficial com um pano macio ou esponja e um pouco de álcool isopropílico.
  • Recomendamos que você limpe as ilhas de solda de tecnologia de montagem superficial com um pano macio ou esponja e um pouco de álcool isopropílico.

  • Para derreter uma pequena esfera de solda sobre cada ilha de solda:

    • Derreta solda de forma que ela forme uma cúpula sobre a ilha.

    • Remova ambas, a solda e a ponta do ferro de soldar, da ilha de solda assim que solda o suficiente tenha se derretido sobre a ilha.

Adicionar comentário

A esfera de solda deve se parecer com  uma pequena cúpula ou uma semiesfera. Se ela for lisa ou dentada, simplesmente posicione o ferro de soldar de volta na solda para derretê-la novamente e, então, retire o ferro de soldar. Pode ser necessário um pouco mais de solda, se isso não funcionar bem.
  • A esfera de solda deve se parecer com uma pequena cúpula ou uma semiesfera. Se ela for lisa ou dentada, simplesmente posicione o ferro de soldar de volta na solda para derretê-la novamente e, então, retire o ferro de soldar. Pode ser necessário um pouco mais de solda, se isso não funcionar bem.

Adicionar comentário

Para soldar os novos terminais ao circuito, posicione a extremidade desencapada de um terminal sobre a cúpula de solda de sua ilha correspondente.
  • Para soldar os novos terminais ao circuito, posicione a extremidade desencapada de um terminal sobre a cúpula de solda de sua ilha correspondente.

  • Pressione a ponta do ferro de soldar sobre a cúpula de solda até que ela se derreta.

  • Deixe correr a extremidade exposta do terminal para dentro da solda líquida até que ela esteja no centro da cúpula e, então, remova o metal de soldar.

  • Execute o mesmo procedimento nas outras conexões, tomando atenção especial para não soldar e interligar duas ilhas uma com a outra.

Adicionar comentário

Conclusão

Para montar novamente o seu dispositivo, execute estas instruções no sentido inverso.

100%

Udo Baingo is helping us fix the world! Quer contribuir?
Comece a traduzir ›

This is a great guide with awesome clarifying pictures.

Thanks!

Martin - Responder

TIP: Another method which works well for clearing solder from holes (especially on repairs like AC Jacks on laptops) is to use compressed air to clear melted solder from holes. A quick blast with a duster can works well (I have even used a drink straw in a pinch and blown out with a blast of air from mouth). Heat the solder until it liquefies, put the duster straw right above the solder and quickly hit the melted solder with an air blast to instantly clear the hole of solder. This works well on very small holes as melted solder does not always push out cleanly with metal tools. You have to be quick with the air blast because the solder re-hardens rapidly.

GURUmicro - Responder

This is not IPC standards but for the ghetto approach, it will get the job done. I solder in manufacture settings, run my own shop. This is wrong to a degree but will do. If ifixit would like tips from ILLFIXIT then your more then welcome!

Tony Stark - Responder

A very good guide to soldering.

I have never soldered anything (I'm a girl you see), but your clear and detailed guidance inspired me to give it a go.

I was well prepared in advance-it could be difficult-and that helped a lot.

I have now got a new battery soldered into my Palm TX and I'm as happy as Larry (or Lorraine in this case)..

geeklynews - Responder

Using a solder wick braid is a good thing to do every time you are trying to remove solder from the thru-hole and pad. This is because after you use the solder wick you have a clean hole and a clean pad with just a slight film of solder on it and you have a nice open workspace without any old solder in there. Old solder doesn't have solder flux anymore -it's burned off-and won't "flow" around the component or wire leads and leaves an icy-looking "cold" solder joint, a dull grey glob of solder that is weak and doesn't conduct electricity very well. By wicking it off, the new solder, which does have solder flux, will be shiny, smooth, quite strong and conductive. I've been soldering since the early 70's and solder wick is a good friend if you use it right. No need for staples or picks, either.

Clarkness - Responder

One more thing about having your solder iron on the pads for too long. If you get them too hot the pad will actually separate and lift up off the PC board, tearing the delicate copper trace, and the PC board will be useless.

Clarkness - Responder

Perfect Illustrations, Thank you.

semi bariche - Responder

I found this to be a clear and easy tutorial on how to solder to remove and install small electrical components. Excellent for beginners and useful for experts in teaching situations.

Allan Ryle - Responder

Very good guidance

allwin2abbas - Responder

another tip is if you do not have a soldering station and your iron gets too hot just unplug it and continue and never ever dunk your soldering iron in flux if it is excessively hot because it will take the conductive coating off the tip of your soldering iron. also dont dip touch the tip of your iron (while its off) because the oils from your hand can burn through the tip like the flux.

ps: this is from my personal experience and its just some things to look out for

Blair McLeod - Responder

This is a good job thanks.

Ivette Carlier - Responder

Nice post describing PCB Repair soldering with images. It is quite easy to understand also.

Solder Training - Responder

What is the best diameter of solder to use on iPod Shuffle batteries? Lead-free? Please be very specific. Thanks much!

plantae13 - Responder

Adicionar comentário

Visualizar Estatísticas:

Últimas 24 horas: 114

Últimos 7 dias: 768

Últimos 30 dias: 3,581

Todo: 156,537