Skip to main content

Introdução

Siga as dicas deste guia se você não souber com certeza como aplicar tiras adesivas cortadas sob medida em seu dispositivo. O adesivo pode ser para uma tela, tampa traseira, bateria etc. Leia o guia completo antes de aplicar quaisquer adesivos.

Se o guia de reparo do dispositivo contiver instruções específicas para o uso de adesivos, essas instruções terão preferência.

Para smartphones da linha Samsung Galaxy S, vá para este guia.

Para iPhones, vá para este guia.

Para iPads, vá para este guia.

Se estiver usando adesivos normais da tesa, vá para este guia.

  1. Olhe para suas tiras de adesivo pré-cortado e analise para que são usadas.
    • Olhe para suas tiras de adesivo pré-cortado e analise para que são usadas.

    • Aqui estão alguns adesivos comuns usados no reparo de smartphones e exemplos de como pode ser seu aspecto:

    • Adesivos para tela ou tampa traseira — geralmente têm a forma do dispositivo

    • Adesivos de suporte da tampa traseira — esses correspondem aos contornos de componentes que se encontram instalados sob pressão na tampa traseira

    • Adesivos para baterias — normalmente eles têm borda retangular no formato aproximado da bateria do smartphone

    • Adesivos de componentes — eles possuem bordas delineadas para servir em vários componentes, tais como câmeras e sensores de impressão digital, para os quais foram concebidos

    • Em geral, você deve aplicar por último os adesivos da tela ou da tampa traseira. Certifique-se antes se já colocou todos os adesivos nos componentes e, se possível, faça um teste de reparo antes de selar o dispositivo.

  2. Para assegurar uma boa ligação adesiva limpe bem as superfícies de adesão. Isso pode demorar um pouco, mas os resultados valem a pena. Remova pedaços maiores de adesivos com os dedos, a espátula, a ferramenta de abertura de plásticoo ou pinças. Não use ferramentas de metal se estiver limpando painéis de tela ou capas de vidro, pois tais ferramentas podem riscar a superfície.
    • Para assegurar uma boa ligação adesiva limpe bem as superfícies de adesão. Isso pode demorar um pouco, mas os resultados valem a pena.

    • Remova pedaços maiores de adesivos com os dedos, a espátula, a ferramenta de abertura de plásticoo ou pinças.

    • Não use ferramentas de metal se estiver limpando painéis de tela ou capas de vidro, pois tais ferramentas podem riscar a superfície.

    • Use solvente de cola ou álcool isopropílico de alta concentração (>90%) para remover resíduos de superfícies metálicas. Esfregue em um sentido com um pano que não deixe fios ou um filtro de café até todos os restos de adesivo desaparecerem.

    • Embora o álcool isopropílico geralmente seja seguro no uso em componentes eletrônicos, ele irá dissolver algumas espumas adesivas. Certifique-se de absorver o álcool durante a limpeza e deixe-o evaporar completamente antes de montar novamente o dispositivo.

  3. Kits de reparo de android

    A new screen or battery is one kit away.

    Comprar agora

    Kits de reparo de android

    Comprar agora
  4. Geralmente, tiras adesivas possuem um lado colorido e um lado incolor (em papel ou plástico transparente). O lado incolor da tira adesiva deve ser aplicado primeiro. Antes de começar a descascar a película de proteção, procure a superfície à qual o lado incolor deverá aderir. Para facilitar a aplicação do adesivo, você pode deixar a tira alinhada na posição certa no smartphone e, então,  virar para baixo uma ponta, a fim de fixar a tira em sua posição. Isso lhe permitirá descascar as películas de proteção e descobrir o adesivo sem perder o alinhamento.
    • Geralmente, tiras adesivas possuem um lado colorido e um lado incolor (em papel ou plástico transparente). O lado incolor da tira adesiva deve ser aplicado primeiro.

    • Antes de começar a descascar a película de proteção, procure a superfície à qual o lado incolor deverá aderir.

    • Para facilitar a aplicação do adesivo, você pode deixar a tira alinhada na posição certa no smartphone e, então, virar para baixo uma ponta, a fim de fixar a tira em sua posição. Isso lhe permitirá descascar as películas de proteção e descobrir o adesivo sem perder o alinhamento.

    • Quando você tiver uma boa ideia de como a tira adesiva deve ser colada na superfície, descasque a película de proteção incolor.

    • Se você estiver colando um adesivo num tampa ou capa traseira ou uma tela, pode ser que você precise descascar a parte central da tira adesiva.

    • Descasque cuidadosamente a parte central de ambas as camadas, a branca (de papel) e a preta (de adesivo), começando pelo recorte em U (caso presente).

    • Descasque e remova a película de proteção de papel, descobrindo por baixo desta o adesivo.

  5. Segura a tira descoberta por suas abas e alinhe cuidadosamente uma longa ponta do adesivo à ponta da tampa traseira. Tenha muito cuidado ao fazer o alinhamento. Na maioria das vezes, não se pode mais descascar e reaplicar a tira adesiva, se não ela estiver bem alinhada. Coloque o adesivo sobre a superfície e pressione-o firmemente contra a superfície usando os seus dedos.
    • Segura a tira descoberta por suas abas e alinhe cuidadosamente uma longa ponta do adesivo à ponta da tampa traseira.

    • Tenha muito cuidado ao fazer o alinhamento. Na maioria das vezes, não se pode mais descascar e reaplicar a tira adesiva, se não ela estiver bem alinhada.

    • Coloque o adesivo sobre a superfície e pressione-o firmemente contra a superfície usando os seus dedos.

    • Descasque e remova a película de proteção colorida da faixa adesiva para descobrir o adesivo aplicado.

  6. Pressione a outra superfície firmemente contra o adesivo exposto por 20 a 30 segundos. Se você estiver colando adesivo numa tela ou numa tampa traseira, empilhe alguns livros sobre o smartphone por algumas horas para reforçar a união adesiva. Tenha cuidado para exercer pressão uniformemente sobre a superfície. Observe se há alguma câmera protuberante e evite aplicar pressão somente nela.
    • Pressione a outra superfície firmemente contra o adesivo exposto por 20 a 30 segundos.

    • Se você estiver colando adesivo numa tela ou numa tampa traseira, empilhe alguns livros sobre o smartphone por algumas horas para reforçar a união adesiva.

    • Tenha cuidado para exercer pressão uniformemente sobre a superfície. Observe se há alguma câmera protuberante e evite aplicar pressão somente nela.

Conclusão

Quando aplicado de forma certa, o adesivo deve funcionar seguramente por um longo tempo.

O reparo não recupera a resistência à água do dispositivo. Tenha cuidado para não expor o dispositivo a líquidos.

100%

Comece a traduzir ›

Arthur Shi

Membro desde: 03-01-2018

74.943 Reputation

242 Guias de autoria

Team

iFixit Membro de iFixit

Community

107 Membros

9.392 Guias de autoria

0 Comments

Add Comment

View Statistics:

Past 24 Hours: 29

Past 7 Days: 208

Past 30 Days: 918

All Time: 986