Conserte seus objetos

Peças e ferramentas

Perigo
Potencialmente mortal
Se este guia não for seguido corretamente pode ocorrer morte ou desmembramento. Tenha muito cuidado e siga todos os avisos!
Perigo

Introdução

Acontece por vezes que um condensador na placa de controle do motor avaria. Isto leva a que o mesmo liberte bastante fumo e um odor desagradavel. Descreve-se aqui como proceder à substituicao das pecas avariadas na placa de controle do motor de uma Kenwood A901D. Será necessário remover algumas soldaduras e voltar a soldar as pecas de substituicao.

Caso nunca o tenhas feito podes seguir o seguinte guia.

Peças

Nenhum componente especificado.

  1. Esta velha A901D produzia bastante fumo ao ligar. Tratava-se de um condensador avariado na placa de controle do motor. O mesmo foi substituido juntamente com outras pecas de electronica.  trata-se de um "Triac BTA08-600CW", um condensador de bloco  150 nF, um condensador de bloco 470nF e uma resistencia de 150 kOhm - tudo artigos bastante baratos.
    • Esta velha A901D produzia bastante fumo ao ligar. Tratava-se de um condensador avariado na placa de controle do motor. O mesmo foi substituido juntamente com outras pecas de electronica. trata-se de um "Triac BTA08-600CW", um condensador de bloco 150 nF, um condensador de bloco 470nF e uma resistencia de 150 kOhm - tudo artigos bastante baratos.

    • Remova todas as pecas amovíveis como a tijela ou as varas de misturar.

    • Desligue da corrente!

  2. Vire a máquina ao contrário para que a base da máquina fique virada para cima. Remova os dois parafusos do tensor do cabo. Remova o topo branco do tensor.
    • Vire a máquina ao contrário para que a base da máquina fique virada para cima.

    • Remova os dois parafusos do tensor do cabo. Remova o topo branco do tensor.

    • Remova o parafuso do cabo de ligacao à corrente e levante a tampa.

    • Solte os dois parafusos da caixa de juncao (conector de cabos). remova o cabo electrico e coloque de lado.

  3. Desaperte o parafuso com o qual a caixa de juncao (conector de cabos) está preso à tampa do motor.
    • Desaperte o parafuso com o qual a caixa de juncao (conector de cabos) está preso à tampa do motor.

    • Passe a caixa de juncao (conector de cabos) pelo buraco na tampa do motor, para que este "caia" para dentro do mesmo.

  4. Levante/abra o "pé" da máquina. Remova os dois parafusos com os quais a placa de suporte está presa ao "pé" da máquina. Remova a placa de suporte.
    • Levante/abra o "pé" da máquina.

    • Remova os dois parafusos com os quais a placa de suporte está presa ao "pé" da máquina.

    • Remova a placa de suporte.

  5. Kits para Nintendo Switch

    A quick fix to get back in the game

    Shop Switch Kits

    Kits para Nintendo Switch

    A quick fix to get back in the game

    Shop Switch Kits
  6. Levante a tampa do motor e remova-a. Nota: esta está presa por baixo do eixo/dobradica do "pé".
    • Levante a tampa do motor e remova-a. Nota: esta está presa por baixo do eixo/dobradica do "pé".

  7. Aqui temos a placa de controle do motor. Noutros modelos A901 poderá ser diferente. Na maioria das vezes é fácil reconhecer qual o condensador defeituoso. Terá que ser substituído juntamente com outros condensadores e uma resistencia. O Triac é facilmente danificado - subsitua-o também. As pecas necessarias sao bastante baratas. O condensador que liberta o fumo é o condensador de bloco 150nF. Esse e o vizinho condensador 470nF, a resistencia de 150 kOhm e o Triac BTA08-600CW terao que ser substitídos. 150nF
    • Aqui temos a placa de controle do motor. Noutros modelos A901 poderá ser diferente. Na maioria das vezes é fácil reconhecer qual o condensador defeituoso. Terá que ser substituído juntamente com outros condensadores e uma resistencia. O Triac é facilmente danificado - subsitua-o também. As pecas necessarias sao bastante baratas.

    • O condensador que liberta o fumo é o condensador de bloco 150nF. Esse e o vizinho condensador 470nF, a resistencia de 150 kOhm e o Triac BTA08-600CW terao que ser substitídos.

    • 150nF

    • 470nF

    • 150 kOhm

    • Triac BTA08-600CW

  8. Remova os dois parafusos de ajuste. Remova as molas e as presilhas dos parafusos.
    • Remova os dois parafusos de ajuste. Remova as molas e as presilhas dos parafusos.

    • O regulador de velocidade é uma peca fina: no final do eixo do motor há um íman (magneto). Este induz uma bobina na placa de controle com intensidades diferentes consoante a distancia. A distancia pode ser ajustada com os parafusos de ajuste e o botao regulador grande. Este ajuste mantém a rotacao constante mesmo que a resistencia seja grande.

  9. Remova a o sensor de seguranca de temperatura do seu suporte.
    • Remova a o sensor de seguranca de temperatura do seu suporte.

    • Com um ferro de soldar, remova a soldadura do cabo no interruptor.

    • Puxe com cuidado a placa de controle.

    • Remova os dois parafusos com os quais a placa de controle está presa ao seu suporte.

  10. Na figura 1, três das quatro pecas foram já "des-soldadas". O Triac está aparafusado - preste atencao à pasta de conducao térmica. Nota: coloque um pouco de pasta de conducao térmica no Triac de substituicao antes de o re-aparafusar. Na figura 2, as pecas substitutas já estáo soldadas. Os novos condensadores têm um forma ligeiramente diferente dos originais.
    • Na figura 1, três das quatro pecas foram já "des-soldadas". O Triac está aparafusado - preste atencao à pasta de conducao térmica. Nota: coloque um pouco de pasta de conducao térmica no Triac de substituicao antes de o re-aparafusar.

    • Na figura 2, as pecas substitutas já estáo soldadas. Os novos condensadores têm um forma ligeiramente diferente dos originais.

  11. Colocar o sensor de seguranca de temperatura. O interruptor tem que ser soldado ainda.
    • Colocar o sensor de seguranca de temperatura. O interruptor tem que ser soldado ainda.

  12. Tudo pronto para voltar a fechar. O interruptor está soldado, os parafusos de ajuste na posicao certa e a placa de controlo aparafusada ao suporte com os dois parafusos. Preste atencao, que a cavilha no suporte da placa de controle terá que encaixar na reentrância do botao de regulacao. Caso o botao de regulacao tenha sido rodado durante a desmontagem,  voltar a por na posicao certa. A placa terá que ter uma pequena folga senao mais tarde a máquina nao funciona.
    • Tudo pronto para voltar a fechar. O interruptor está soldado, os parafusos de ajuste na posicao certa e a placa de controlo aparafusada ao suporte com os dois parafusos.

    • Preste atencao, que a cavilha no suporte da placa de controle terá que encaixar na reentrância do botao de regulacao. Caso o botao de regulacao tenha sido rodado durante a desmontagem, voltar a por na posicao certa. A placa terá que ter uma pequena folga senao mais tarde a máquina nao funciona.

  13. Como ajustar o selector de velocidade:
    • Como ajustar o selector de velocidade:

    • Aperte ambos os parafusos até que os mesmo se sintam com o dedo no lado oposto. Depois, aperte mais duas voltas.

    • Coloque o selector de velocidade no mínimo.

    • Atencao: corrente elétrica, nao tocar!

    • Conecte o cabo de corrente.

    • A máquina deverá correr lentamente. A rotacao certa para esta posicao será de 60 rotacoes por minuto.

    • Regule as rotacoes ao apertar/desapertar ambos os parafusos de ajuste, até obter a rotacao certa.

    • Desligar o cabo da corrente e voltar a montar a máquina. Siga os passos anteriores no sentido contrário.

Conclusão

Para voltar a montar a Kenwood A901D, basta seguir os passos no sentido contrário.

100%

VauWeh está nos ajudando a consertar o mundo! Quer contribuir?
Comece a traduzir ›

VauWeh

Membro desde: 19-10-2015

81.744 Reputação

89 Guias de autoria

Adicione um comentário

Exibir estatísticas:

Últimas 24 horas: 5

Últimos 7 dias: 76

Últimos 30 dias: 288

Duração total: 1,604