Conserte seus objetos

Peças e ferramentas

Perigo
Potencialmente mortal
Se este guia não for seguido corretamente pode ocorrer morte ou desmembramento. Tenha muito cuidado e siga todos os avisos!
Perigo

Introdução

Acontece por vezes que um condensador na placa de controle do motor avaria. Isto leva a que o mesmo liberte bastante fumo e um odor desagradavel. Descreve-se aqui como proceder à substituicao das pecas avariadas na placa de controle do motor de uma Kenwood A901D. Será necessário remover algumas soldaduras e voltar a soldar as pecas de substituicao.

Caso nunca o tenhas feito podes seguir o seguinte guia.

Peças

Nenhum componente especificado.

  1. Esta velha A901D produzia bastante fumo ao ligar. Tratava-se de um condensador avariado na placa de controle do motor. O mesmo foi substituido juntamente com outras pecas de electronica.  trata-se de um "Triac BTA08-600CW", um condensador de bloco  150 nF, um condensador de bloco 470nF e uma resistencia de 150 kOhm - tudo artigos bastante baratos.
    • Esta velha A901D produzia bastante fumo ao ligar. Tratava-se de um condensador avariado na placa de controle do motor. O mesmo foi substituido juntamente com outras pecas de electronica. trata-se de um "Triac BTA08-600CW", um condensador de bloco 150 nF, um condensador de bloco 470nF e uma resistencia de 150 kOhm - tudo artigos bastante baratos.

    • Remova todas as pecas amovíveis como a tijela ou as varas de misturar.

    • Desligue da corrente!

  2. Vire a máquina ao contrário para que a base da máquina fique virada para cima. Remova os dois parafusos do tensor do cabo. Remova o topo branco do tensor.
    • Vire a máquina ao contrário para que a base da máquina fique virada para cima.

    • Remova os dois parafusos do tensor do cabo. Remova o topo branco do tensor.

    • Remova o parafuso do cabo de ligacao à corrente e levante a tampa.

    • Solte os dois parafusos da caixa de juncao (conector de cabos). remova o cabo electrico e coloque de lado.

  3. Desaperte o parafuso com o qual a caixa de juncao (conector de cabos) está preso à tampa do motor.
    • Desaperte o parafuso com o qual a caixa de juncao (conector de cabos) está preso à tampa do motor.

    • Passe a caixa de juncao (conector de cabos) pelo buraco na tampa do motor, para que este "caia" para dentro do mesmo.

  4. Levante/abra o "pé" da máquina. Remova os dois parafusos com os quais a placa de suporte está presa ao "pé" da máquina. Remova a placa de suporte.
    • Levante/abra o "pé" da máquina.

    • Remova os dois parafusos com os quais a placa de suporte está presa ao "pé" da máquina.

    • Remova a placa de suporte.

  5. Kits para o Nintendo Switch

    Um reparo rápido para reiniciar o jogo

    Confira kits para o Nintendo Switch

    Kits para o Nintendo Switch

    Um reparo rápido para reiniciar o jogo

    Confira kits para o Nintendo Switch
  6. Levante a tampa do motor e remova-a. Nota: esta está presa por baixo do eixo/dobradica do "pé".
    • Levante a tampa do motor e remova-a. Nota: esta está presa por baixo do eixo/dobradica do "pé".

  7. Aqui temos a placa de controle do motor. Noutros modelos A901 poderá ser diferente. Na maioria das vezes é fácil reconhecer qual o condensador defeituoso. Terá que ser substituído juntamente com outros condensadores e uma resistencia. O Triac é facilmente danificado - subsitua-o também. As pecas necessarias sao bastante baratas. O condensador que liberta o fumo é o condensador de bloco 150nF. Esse e o vizinho condensador 470nF, a resistencia de 150 kOhm e o Triac BTA08-600CW terao que ser substitídos. 150nF
    • Aqui temos a placa de controle do motor. Noutros modelos A901 poderá ser diferente. Na maioria das vezes é fácil reconhecer qual o condensador defeituoso. Terá que ser substituído juntamente com outros condensadores e uma resistencia. O Triac é facilmente danificado - subsitua-o também. As pecas necessarias sao bastante baratas.

    • O condensador que liberta o fumo é o condensador de bloco 150nF. Esse e o vizinho condensador 470nF, a resistencia de 150 kOhm e o Triac BTA08-600CW terao que ser substitídos.

    • 150nF

    • 470nF

    • 150 kOhm

    • Triac BTA08-600CW

  8. Remova os dois parafusos de ajuste. Remova as molas e as presilhas dos parafusos.
    • Remova os dois parafusos de ajuste. Remova as molas e as presilhas dos parafusos.

    • O regulador de velocidade é uma peca fina: no final do eixo do motor há um íman (magneto). Este induz uma bobina na placa de controle com intensidades diferentes consoante a distancia. A distancia pode ser ajustada com os parafusos de ajuste e o botao regulador grande. Este ajuste mantém a rotacao constante mesmo que a resistencia seja grande.

  9. Remova a o sensor de seguranca de temperatura do seu suporte.
    • Remova a o sensor de seguranca de temperatura do seu suporte.

    • Com um ferro de soldar, remova a soldadura do cabo no interruptor.

    • Puxe com cuidado a placa de controle.

    • Remova os dois parafusos com os quais a placa de controle está presa ao seu suporte.

  10. Na figura 1, três das quatro pecas foram já "des-soldadas". O Triac está aparafusado - preste atencao à pasta de conducao térmica. Nota: coloque um pouco de pasta de conducao térmica no Triac de substituicao antes de o re-aparafusar. Na figura 2, as pecas substitutas já estáo soldadas. Os novos condensadores têm um forma ligeiramente diferente dos originais.
    • Na figura 1, três das quatro pecas foram já "des-soldadas". O Triac está aparafusado - preste atencao à pasta de conducao térmica. Nota: coloque um pouco de pasta de conducao térmica no Triac de substituicao antes de o re-aparafusar.

    • Na figura 2, as pecas substitutas já estáo soldadas. Os novos condensadores têm um forma ligeiramente diferente dos originais.

  11. Colocar o sensor de seguranca de temperatura. O interruptor tem que ser soldado ainda.
    • Colocar o sensor de seguranca de temperatura. O interruptor tem que ser soldado ainda.

  12. Tudo pronto para voltar a fechar. O interruptor está soldado, os parafusos de ajuste na posicao certa e a placa de controlo aparafusada ao suporte com os dois parafusos. Preste atencao, que a cavilha no suporte da placa de controle terá que encaixar na reentrância do botao de regulacao. Caso o botao de regulacao tenha sido rodado durante a desmontagem,  voltar a por na posicao certa. A placa terá que ter uma pequena folga senao mais tarde a máquina nao funciona.
    • Tudo pronto para voltar a fechar. O interruptor está soldado, os parafusos de ajuste na posicao certa e a placa de controlo aparafusada ao suporte com os dois parafusos.

    • Preste atencao, que a cavilha no suporte da placa de controle terá que encaixar na reentrância do botao de regulacao. Caso o botao de regulacao tenha sido rodado durante a desmontagem, voltar a por na posicao certa. A placa terá que ter uma pequena folga senao mais tarde a máquina nao funciona.

  13. Como ajustar o selector de velocidade:
    • Como ajustar o selector de velocidade:

    • Aperte ambos os parafusos até que os mesmo se sintam com o dedo no lado oposto. Depois, aperte mais duas voltas.

    • Coloque o selector de velocidade no mínimo.

    • Atencao: corrente elétrica, nao tocar!

    • Conecte o cabo de corrente.

    • A máquina deverá correr lentamente. A rotacao certa para esta posicao será de 60 rotacoes por minuto.

    • Regule as rotacoes ao apertar/desapertar ambos os parafusos de ajuste, até obter a rotacao certa.

    • Desligar o cabo da corrente e voltar a montar a máquina. Siga os passos anteriores no sentido contrário.

Conclusão

Para voltar a montar a Kenwood A901D, basta seguir os passos no sentido contrário.

100%

VauWeh está nos ajudando a consertar o mundo! Quer contribuir?
Comece a traduzir ›

VauWeh

Membro desde: 19/10/2015

94.484 Reputação

99 Guias de autoria

I need help. I changed the capacitors ,the resostor snd the triac, but the motor will not start. i have supply on the pink wire too. after some time the motor starts and stops. checked all the diodes found ok except one which i have changed. any ideas what i need to check? brushes ok too. can you please send me on jusmar1@hotmail.com

qoxra - Responder

Hi,

To detect the issue:

you should

1- Try to shrot the main switch and the main thermo protection.

2- Try to bypass the dimmer circuit. by removing the triac from the circuit. Then short MT1 and MT2 place of the triac.

go to my instructables and find out the schematic.

https://www.instructables.com/id/Kenwood...

Regards,

SoubhiF -

@SoubhiF: Your guide ist great! Thank you for sharing.

VauWeh -

Excellent instructions and it all worked for me and saved our old Kenwood. Bought it back in 1988 now working perfectly after replacing the Diode, 2x Capacitors and resistors with the motor brushes. well done and thank you. Mike Baggot 26/04/2020

Mike Baggot - Responder

I'm lucky I could help ! Greetings from Germany.

VauWeh -

Adicione um comentário

Exibir estatísticas:

Últimas 24 horas: 17

Últimos 7 dias: 118

Últimos 30 dias: 557

Duração total: 4,512