Conserte seus objetos

Peças e ferramentas

Introdução

Você não precisa de um montão de equipamentos caros para tirar fotos incríveis para seu guia — você só precisa da técnica apropriada e de um pouco de prática. As fotos deste guia foram feitas com uma Canon PowerShot SX120 IS (uma câmera compacta simples) e um par de lâmpadas de 10" com grampo da lojinha de ferramentas do bairro. Siga adiante para começar a tirar fotos para guias como os profissionais.

  1. Encontre uma mesa arrumada ou uma área plana. Tente diminuir ao mínimo a luz ambiente. Uma mesa direto na janela pode ter condições de luz que variam ao longo do dia, resultando em fotofrafias inconsistentes e, se você for um vampiro, uma possível morte. Use um fundo branco e claro. Cartolinas fosco de baixo custo ou papel kraft branco são perfeitas. Evite usar lençóis.
    • Encontre uma mesa arrumada ou uma área plana.

    • Tente diminuir ao mínimo a luz ambiente. Uma mesa direto na janela pode ter condições de luz que variam ao longo do dia, resultando em fotofrafias inconsistentes e, se você for um vampiro, uma possível morte.

    • Use um fundo branco e claro. Cartolinas fosco de baixo custo ou papel kraft branco são perfeitas. Evite usar lençóis.

    • Use duas lâmpadas, uma em cada lado.

    • Use lâmpadas brancas (tipo daylight) ou lâmpadas com uma faixa de temperatura de cor entre 5000 e 5500 K, de modo a permitir uma luz branca e clara. Evite lâmpadas domésticas incandescentes, as quais lançam um brilho cor-de-laranja terrível sobre suas fotos.

    • Use um tripé. Para tirar fotos nítidas e claras, você precisa segurar a câmera firme como uma rocha.

  2. Não use o flash! O flash é o inimigo. Use a resolução mais alta. Nós amamos fotos grandes! Fotografe em formato 4:3. A maioria das câmeras compactas usa por padrão o formato ou proporção 4:3, enquanto as máquinas profissionais (DSLR) usam 3:2.
    • Não use o flash! O flash é o inimigo.

    • Use a resolução mais alta. Nós amamos fotos grandes!

    • Fotografe em formato 4:3. A maioria das câmeras compactas usa por padrão o formato ou proporção 4:3, enquanto as máquinas profissionais (DSLR) usam 3:2.

    • Pode ser tentador, mas não gire a máquina para tirar fotos em formato de retrato (portrait ou vertical). Para manter a consistência do layout, exigimos que todas as fotos tenham o formato de paisagem 4:3.

    • Você pode cortar/cropar suas fotos depois para o formato 4:3, mas você ganhará tempo se você registrar suas imagens logo de início em 4:3.

    • Use o modo Prioridade Abertura e aumente a compensação de exposição. O modo Automático faz um serviço decente, mas o fundo claro fará provavelmente com que suas fotos saiam um pouco escuras. Para obter melhores resultados, use o modo Abertura (geralmente indicado por um A ou Av) e deixe a compensação de exposição em cerca de +1.

  3. Use um temporizador ou controle-remoto. Quer acredite ou não, o simples fato de segurar a câmera com as mãos trêmulas pode deixar sua foto levemente desfocada. Defina um tempo curto de atraso (1 ou 2 segundos) usando o ajuste do disparador, de modo que você posa retirar completamente as suas mãos depois de apertar o botão do obturador.
    • Use um temporizador ou controle-remoto. Quer acredite ou não, o simples fato de segurar a câmera com as mãos trêmulas pode deixar sua foto levemente desfocada. Defina um tempo curto de atraso (1 ou 2 segundos) usando o ajuste do disparador, de modo que você posa retirar completamente as suas mãos depois de apertar o botão do obturador.

    • Conecte a máquina a um laptop ou monitor externo. Checar suas fotos em tamanho grande lhe ajudará a corrigir erros mais cedo, antes que eles se tornem um problema. Use um cabo para câmera ou tire algumas fotos e introduza então o cartão de memória em seu computador.

  4. Você está pronto para começar a fotografar! Tire algumas fotos e puxe-as para o monitor de seu computador para ver como ficaram. Alguns erros comuns que podem acontecer:
    • Você está pronto para começar a fotografar!

    • Tire algumas fotos e puxe-as para o monitor de seu computador para ver como ficaram. Alguns erros comuns que podem acontecer:

    • Sombras fortes demais — Luz demais proveniente de uma só fonte cria sombras fortes e enfatiza demais os detalhes. Reposicione as lâmpadas ou coloque mais lâmpadas para diminuir as sombras.

    • Luz ofuscante — Luzes intensas criam às vezes um efeito típico de projetor, especialmente em telas e superfícies lustrosas. Reposicione suas lâmpadas e/ou vire o dispositivo até eliminar o efeito ofuscante.

  5. Um outro assunto muito comum é o equilíbrio de branco, que informa a sua câmera o quão real é o branco em sua foto. Às vezes, o equilíbrio de branco automático não funciona direito. Se os seus "brancos" não se parecem brancos, tente a configuração manual.
    • Um outro assunto muito comum é o equilíbrio de branco, que informa a sua câmera o quão real é o branco em sua foto.

    • Às vezes, o equilíbrio de branco automático não funciona direito. Se os seus "brancos" não se parecem brancos, tente a configuração manual.

    • Se estiver com lâmpadas “daylight”, configure em sua câmera o equilíbrio de branco “daylight” ou “fluorescents”. Se tiver de usar lâmpadas incandescentes, mude para “incandescente” ou “tungstênio” (às vezes chamada de “indoor”). Isso ajudará a tirar a tonalidade laranja de suas fotos.

    • Algumas câmeras têm um recurso personalizado de equilíbrio de branco, o que lhe permite definir a cor “branco” tirando uma foto de seu lindo fundo branco.

    • Também é possível corrigir o equilíbrio de branco posteriormente, com um software de edição de foto como o Photoshop, mas isso exige muito mais tempo do que se você tivesse feito a configuração correta da câmera.

  6. Antes de continuar, libere uma área de trabalho separada para a desmontagem de seu dispositivo. Executar trabalhos na área preservada à fotografia irá causar uma bagunça enorme, dificultando o procedimento de tirar fotos — fora que qualquer pecinha suja pode manchar o seu fundo branco.
    • Antes de continuar, libere uma área de trabalho separada para a desmontagem de seu dispositivo. Executar trabalhos na área preservada à fotografia irá causar uma bagunça enorme, dificultando o procedimento de tirar fotos — fora que qualquer pecinha suja pode manchar o seu fundo branco.

    • Somente vá para sua mesa de fotografias se já estiver com tudo pronto para apertar o gatilho, neste caso, do obturador.

  7. Kits para Nintendo Switch

    A quick fix to get back in the game

    Shop Switch Kits

    Kits para Nintendo Switch

    A quick fix to get back in the game

    Shop Switch Kits
  8. Use suas mãos/ferramentas a cada foto para demonstrar que a ação está acontecendo. Fotografe numa perspectiva de primeira pessoa. Tente definir cada foto de modo que ela mostre exatamente o que os leitores irão ver ao executar o reparo.
    • Use suas mãos/ferramentas a cada foto para demonstrar que a ação está acontecendo.

    • Fotografe numa perspectiva de primeira pessoa. Tente definir cada foto de modo que ela mostre exatamente o que os leitores irão ver ao executar o reparo.

    • Esta primeira imagem não é necessariamente ruim; a foto está bem iluminada, livre de sujeira e ficou clara a ação prevista — mas a imagem não está na perspectiva do usuário.

    • A segunda imagem é igualmente boa em todos os quesitos, além de mostrar bem o que o leitor provavelmente verá.

  9. Preencha todo o espaço do enquadramento com o motivo fotográfico. Nesta foto, o objeto está longe demais, pegando somente uma pequena parcela do quadro do visor. Tente não deixar seus braços ou mãos dominarem o campo de visão. Trabalhe em equipe com seus colegas para evitar tirar fotos como esta!
    • Preencha todo o espaço do enquadramento com o motivo fotográfico. Nesta foto, o objeto está longe demais, pegando somente uma pequena parcela do quadro do visor.

    • Tente não deixar seus braços ou mãos dominarem o campo de visão. Trabalhe em equipe com seus colegas para evitar tirar fotos como esta!

    • Se estiver trabalhando sozinho, você pode usar o temporizador da câmera para liberar suas mãos.

  10. Tirar grandes fotos para guias é um trabalho de equipe! As funções importantes abrangem: Operador de câmera — Não recomendada a pessoas com coração fraco, esta tarefa requer paciência, certa habilidade técnica e atenção aos detalhes. Ter polegares contrapostos também ajuda.
    • Tirar grandes fotos para guias é um trabalho de equipe! As funções importantes abrangem:

    • Operador de câmera — Não recomendada a pessoas com coração fraco, esta tarefa requer paciência, certa habilidade técnica e atenção aos detalhes. Ter polegares contrapostos também ajuda.

    • Operador de luzes — Requer alta atenciosidade e baixa imunidade ao calor. Deve ser de confiança, por exercer o poder de regular luzes com responsabilidade; qualquer pessoa que tenha um apontador a laser deve ser instantanamente desqualificada.

    • Modelo de mão — Alguém que fique totalmente imóvel enquanto segura peças e ferramentas em posições desconfortáveis, por vezes no tênue limite do equilíbrio. Se alguns de seus amigos forem ginastas ou campeões em contorcionismo, este cargo é pra eles. Além disso, procure alguém com unhas bem-feitas e que não anote números de telefone na mão.

    • Anotador — Um mestre escriba, cujos olhos enxergam tudo.

  11. Coloque a ação em posição central. Chame a atenção ao procedimento previsto dispondo-o no centro do enquadramento. Não tem problema algum mostrar um pouco menos do dispositivo ao colocar a ação no centro; apenas mostre claramente em qual peça do dispositivo você está mexendo.
    • Coloque a ação em posição central. Chame a atenção ao procedimento previsto dispondo-o no centro do enquadramento.

    • Não tem problema algum mostrar um pouco menos do dispositivo ao colocar a ação no centro; apenas mostre claramente em qual peça do dispositivo você está mexendo.

  12. Focalize no objeto. É fácil acontecer de se focar sem querer na própria mão ao invés do dispositivo em que se está trabalhando. Em muitas câmeras compactas, você pode travar o foco apertando o botão do obturador para baixo até a metade. Prepare sua foto, trave o foco e, então, posicione sua mão. Para completar a captura, pressione o botão do obturador até o fim.
    • Focalize no objeto. É fácil acontecer de se focar sem querer na própria mão ao invés do dispositivo em que se está trabalhando.

    • Em muitas câmeras compactas, você pode travar o foco apertando o botão do obturador para baixo até a metade. Prepare sua foto, trave o foco e, então, posicione sua mão. Para completar a captura, pressione o botão do obturador até o fim.

    • Se todas as fotos saírem tremidas, então a câmera ou o dispositivo se moveram demais. Lembre-se de usar um tripé e o temporizador para manter a câmera em posição estável, não mova suas mãos e tente novamente. Usar luz abundante também aumentará a velocidade de obturação e ajudará a reduzir ou eliminar o efeito de desfocagem.

  13. Tire muitas fotos de cada passo. Tente ângulos e posições diferentes e escolha a foto que melhor expressar o que o leitor precisa fazer. É fácil ocultar a ação com as próprias mãos. Troque de mão ou mude a posição, a fim de permitir que seus leitores tenham a melhor vista do que está acontecendo.
    • Tire muitas fotos de cada passo. Tente ângulos e posições diferentes e escolha a foto que melhor expressar o que o leitor precisa fazer.

    • É fácil ocultar a ação com as próprias mãos. Troque de mão ou mude a posição, a fim de permitir que seus leitores tenham a melhor vista do que está acontecendo.

  14. Dê zoom para obter fotos em alto detalhe de ações, especialmente ao executar tarefas minúsculas ou mais intrincadas. Se você exagerar no zoom, seus leitores podem perder a noção do objeto que estão vendo. Tente deixar vários pontos de referência na foto, de modo que os leitores possam se orientar. Neste exemplo, o cano do "projétil" na cor preto é um bom ponto de referência. Sem ele, a ação ainda assim ficaria clara, mas o local, nem tanto.
    • Dê zoom para obter fotos em alto detalhe de ações, especialmente ao executar tarefas minúsculas ou mais intrincadas.

    • Se você exagerar no zoom, seus leitores podem perder a noção do objeto que estão vendo. Tente deixar vários pontos de referência na foto, de modo que os leitores possam se orientar.

    • Neste exemplo, o cano do "projétil" na cor preto é um bom ponto de referência. Sem ele, a ação ainda assim ficaria clara, mas o local, nem tanto.

    • Para closes bem próximos do objeto, sua câmera pode ter problemas com a focagem. Mude para o modo Macro (geralmente indicado por um ícone de flor) para tirar fotos de bem perto.

  15. Não use ferramentas de separação metálicas em seus guias, exceto como último recurso. A espátula de nylon e ferramentas de abertura em plástico inclusas em seu kit de ferramentas são antiestáticas e menos propensas a causar danos cosméticos. Somente instrua seus leitores a usarem uma espátula metálica se as ferramentas mais seguras não forem capazes de dar cabo da tarefa. Jamais use uma chave (de fenda, Phillips) para fazer alavanca em seu dispositivo para abri-lo.
    • Não use ferramentas de separação metálicas em seus guias, exceto como último recurso.

    • A espátula de nylon e ferramentas de abertura em plástico inclusas em seu kit de ferramentas são antiestáticas e menos propensas a causar danos cosméticos.

    • Somente instrua seus leitores a usarem uma espátula metálica se as ferramentas mais seguras não forem capazes de dar cabo da tarefa. Jamais use uma chave (de fenda, Phillips) para fazer alavanca em seu dispositivo para abri-lo.

  16. Para executar atividades complexas, faça várias fotos em sequência. Você pode criar um efeito "stop-motion" ou "flip-book" usando até três foto por passo. Para executar atividades complexas, faça várias fotos em sequência. Você pode criar um efeito "stop-motion" ou "flip-book" usando até três foto por passo. Para executar atividades complexas, faça várias fotos em sequência. Você pode criar um efeito "stop-motion" ou "flip-book" usando até três foto por passo.
    • Para executar atividades complexas, faça várias fotos em sequência. Você pode criar um efeito "stop-motion" ou "flip-book" usando até três foto por passo.

  17. Evite fazer fotos em vista explodida. Ao redigir instruções, é importante que você seja conciso. Uma foto de um aparelho desmontado não demonstra nenhuma ação ou procedimento.
    • Evite fazer fotos em vista explodida. Ao redigir instruções, é importante que você seja conciso. Uma foto de um aparelho desmontado não demonstra nenhuma ação ou procedimento.

    • Fotos esquemáticas como esta são geralmente usadas em teardowns (desmontagens analíticas. Teardowns fornecem uma primeira olhadela no conjunto de peças de um aparelho e não são previstos para guias e manuais de instruções.

Linha de Chegada

100%

Comece a traduzir ›

Jeff Suovanen

Membro desde: 06-08-2013

269.507 Reputação

237 Guias de autoria

equipe

iFixit Membro de iFixit

Community

107 Membros

10.211 Guias de autoria

Thanks, that highlighted the process well, and i'm actually excited about doing my own shoots!

chris teter - Responder

Thanks for sharing these tips, I would like to make some of these in the future.

KUDOS!

Mauricio Gloria - Responder

I’m planning on getting a 3 lamps setup, using 2 smaller lamps from above coming at a 45 degrees angle, and a bigger lamp coming from behind myself. How much wattage should my bulbs be?

I will grab

2x E14 5500K

1x E27 5500K

Thanks!

Ruben Debbaudt - Responder

Brilliant !!! Educational hope for future generations. Thank you

kaz gibbs - Responder

Adicione um comentário

Exibir estatísticas:

Últimas 24 horas: 12

Últimos 7 dias: 202

Últimos 30 dias: 993

Duração total: 33,272