Pular para o conteúdo principal

Introdução

Muitas peças de reposição não vêm com um adesivo cortado sob medida, mas com um cartão pré-cortado adesivo que possui vários formatos úteis cortados e com adesivo dupla face. Este guia aborda algumas das aplicações mais comuns do cartão adesivo pré-cortado em reparos de dispositivos .

Siga os guias de reparo específicos de seu smartphone e de sua peça para obter instruções para a substituição. Este guia somente se refere ao uso do cartão adesivo pré-cortado incluído em alguns kits de substituição.

  1. Comece retirando todos os adesivos, vidro e quaisquer resíduos de todas as superfícies destinadas ao adesivo. Você pode remover o adesivo usando pinças ou seus dedos, puxe-o para cima com a ponta de uma espátula fazendo movimento de enrolar e puxar, ou raspe-o usando a ponta plana de uma espátula. Quando tiver removido a maioria do adesivo, raspe-o com a ponta de uma espátula para tirar pequenos pedaços de adesivo de espaços estreitos.
    • Comece retirando todos os adesivos, vidro e quaisquer resíduos de todas as superfícies destinadas ao adesivo.

    • Você pode remover o adesivo usando pinças ou seus dedos, puxe-o para cima com a ponta de uma espátula fazendo movimento de enrolar e puxar, ou raspe-o usando a ponta plana de uma espátula.

    • Quando tiver removido a maioria do adesivo, raspe-o com a ponta de uma espátula para tirar pequenos pedaços de adesivo de espaços estreitos.

    • Enquanto estiver executando passos ao redor da bateria, tenha muito cuidado para não furar ou entortar a bateria sem querer.

  2. Usando um pano que não solta fiapos (ou um filtro de café) embebido em um pouco de álcool isopropílico, limpe as superfícies adesivas. Use um cotonete para limpar áreas estreitas e cantos. Em superfícies sensíveis que podem ser danificadas por solventes, use uma mistura 50:50 de água e álcool propílico. Não use quaisquer produtos perfumados ou que possam deixar algum resíduo. Para atingir melhores resultados, esfregue seu instrumento de limpeza movendo-o somente em um sentido, e não para trás e para a frente.
    • Usando um pano que não solta fiapos (ou um filtro de café) embebido em um pouco de álcool isopropílico, limpe as superfícies adesivas. Use um cotonete para limpar áreas estreitas e cantos.

    • Em superfícies sensíveis que podem ser danificadas por solventes, use uma mistura 50:50 de água e álcool propílico. Não use quaisquer produtos perfumados ou que possam deixar algum resíduo.

    • Para atingir melhores resultados, esfregue seu instrumento de limpeza movendo-o somente em um sentido, e não para trás e para a frente.

    • Isso permitirá remover quaisquer restos de adesivo e preparar a superfície para o adesivo.

    • Após a limpeza, aguarde no mínimo um minuto para que o solvente evapore.

    • Os próximos quatro passos são casos que servem de exemplo para a aplicação do adesivo pré-cortado. Considere qual deles trará melhores resultados em seu reparo e continue a partir do passo nº sete para consultar a aplicação e instalação.

  3. Use as tiras retangulares finas para fixar bordas finas, como no caso de uma tela. Use tiras retangulares finas múltiplas para colar componentes grandes, como baterias.
    • Use as tiras retangulares finas para fixar bordas finas, como no caso de uma tela.

    • Use tiras retangulares finas múltiplas para colar componentes grandes, como baterias.

  4. Você pode usar a fina borda adesiva  do cartão adesivado para fixar componentes pequenos de formato retangular. Você pode usar a fina borda adesiva  do cartão adesivado para fixar componentes pequenos de formato retangular. Você pode usar a fina borda adesiva  do cartão adesivado para fixar componentes pequenos de formato retangular.
    • Você pode usar a fina borda adesiva do cartão adesivado para fixar componentes pequenos de formato retangular.

  5. Use um retângulo pequeno ou uma pedaço não cortado do cartão adesivado para fabricar formatos especiais para componentes pequenos. Use um ou dois retângulos inteiros para fabricar pedaços pequenos em formato quadrado ou retangular. Use um ou dois retângulos inteiros para fabricar pedaços pequenos em formato quadrado ou retangular.
    • Use um retângulo pequeno ou uma pedaço não cortado do cartão adesivado para fabricar formatos especiais para componentes pequenos.

    • Use um ou dois retângulos inteiros para fabricar pedaços pequenos em formato quadrado ou retangular.

  6. Use os recortes em formato de arco para fixar componentes circulares, coloque adesivo ao redor de componentes frágeis que não devem ser colados (como a bobina de NFC) ou que podem sofrer desgaste, ou para proteger cantos arredondados.
    • Use os recortes em formato de arco para fixar componentes circulares, coloque adesivo ao redor de componentes frágeis que não devem ser colados (como a bobina de NFC) ou que podem sofrer desgaste, ou para proteger cantos arredondados.

  7. Antes de aplicar quaisquer adesivos, certifique-se de que sua peça de reposição é a certa e de que todos os conectores  conectam-se sem causar muita tensão em seus cabos. Caso isso não afete a segurança, ligue seu dispositivo e verifique se tudo funciona corretamente. Se tudo funcionar, desligue o dispositivo e continue. Se algo não funcionar conforme esperado, visite o Fórum de Respostas para ler a resolução de problemas. Com o dispositivo desligado, aplique o formato correto de adesivo para executar seu reparo.
    • Antes de aplicar quaisquer adesivos, certifique-se de que sua peça de reposição é a certa e de que todos os conectores conectam-se sem causar muita tensão em seus cabos. Caso isso não afete a segurança, ligue seu dispositivo e verifique se tudo funciona corretamente. Se tudo funcionar, desligue o dispositivo e continue.

    • Se algo não funcionar conforme esperado, visite o Fórum de Respostas para ler a resolução de problemas.

    • Com o dispositivo desligado, aplique o formato correto de adesivo para executar seu reparo.

    • Evite aplicar adesivo sobre cabos de borracha, ou superfícies frágeis, como bobinas de NFC ou de carregamento sem fio.

    • Para aplicar tiras adesivas, lembre-se de aplicar primeiro uma ponta para, depois, usando um dedo ou a ponta plana de uma espátula, nivelar o resto da tira enquanto a vai colocando e apertando para não formar nenhuma bolha de ar.

    • Use uma pinça para descolar a parte traseira do adesivo.

  8. Instale a peça nova, cuidando para posicioná-la corretamente. No caso de peças com cabos rígidos (como em algumas baterias), conecte o cabo antes de instalá-la e deixe-o conectado durante a instalação, para certificar-se de que a peça mantém a posição correta. No caso de peças com cabos rígidos (como em algumas baterias), conecte o cabo antes de instalá-la e deixe-o conectado durante a instalação, para certificar-se de que a peça mantém a posição correta.
    • Instale a peça nova, cuidando para posicioná-la corretamente.

    • No caso de peças com cabos rígidos (como em algumas baterias), conecte o cabo antes de instalá-la e deixe-o conectado durante a instalação, para certificar-se de que a peça mantém a posição correta.

  9. Aplique  pressão uniforme ao longo de toda a superfície adesiva por, no mínimo, 30 segundos para reforçar a união. Para alcançar a união mais forte possível,  no caso de componentes virados para fora (como telas e tampas), você pode deixar o adesivo sob pressão por uma noite.
    • Aplique pressão uniforme ao longo de toda a superfície adesiva por, no mínimo, 30 segundos para reforçar a união.

    • Para alcançar a união mais forte possível, no caso de componentes virados para fora (como telas e tampas), você pode deixar o adesivo sob pressão por uma noite.

    • Deixar o smartphone debaixo de uma pilha de livros é uma boa forma de fazê-lo—mas certifique-se de que os livros estão submetendo toda a união a uma pressão uniforme. Pode ser necessário algum tipo de distanciador para fazer com que os livros fiquem planos.

Conclusão

Siga o guia referente a seu dispositivo e sua peça para concluir o seu reparo.

Leve o seu lixo eletrônico para uma empresa de reciclagem com certificação R2 ou e-Stewards.

O reparo não funcionou conforme previsto? Dê uma olhada em nossa Comunidade de Respostas para obter ajuda.

100%

Comece a traduzir ›

Adam O'Camb

Membro desde: 11-04-2015

64.615 reputação

160 Guias de autoria

Equipe

iFixit Membro de iFixit

Community

104 Membros

9.229 Guias de autoria

Adicionar comentário

Visualizar Estatísticas:

Últimas 24 horas: 19

Últimos 7 dias: 89

Últimos 30 dias: 427

Todo: 4,908